Comerciantes

A sua referência no universo digital português para escolher as melhores ferramentas e otimizar o seu sucesso online.

Ferramentas de Marketing Digital

Ferramentas de Marketing Digital

Descobre a nossa seleção de ferramentas de marketing, SEO, SEA, emailing, chatbot… Recursos úteis para profissionais de marketing digital.

Escolher uma ferramenta de Marketing Digital

Existem muitos software para desenvolver o marketing digital de uma empresa e implementar estratégias de webmarketing eficazes.

Encontrarás ferramentas que te ajudam a comunicar com os teus clientes através de email marketing, assinaturas de email, chatbots ou formulários.

Ferramentas de A/B testing, criação de landing pages e gestão de avaliações de clientes permitem melhorar a taxa de conversão do teu site.

Soluções de CRM e automação de marketing ajudam a gerir contactos e a enviar-lhes mensagens personalizadas consoante o seu perfil e interesses.

Comunicar com os clientes por email, SMS e assinatura de email

Para comunicar de forma eficaz com todos os clientes, existem soluções de email marketing como Mailchimp, Mailjet, Sendinblue e Sarbacane, que permitem criar emails profissionais a partir de templates personalizáveis.

Estas ferramentas permitem enviar campanhas de email a milhares de contactos com apenas alguns cliques. Algumas destas soluções também oferecem o envio de SMS marketing para informar os clientes sobre promoções em curso ou a chegada de uma encomenda à loja.

Estas plataformas permitem também automatizar certas mensagens: email de boas-vindas aquando de uma inscrição, email de aniversário de um subscritor ou de confirmação de encomenda, etc.

As assinaturas de email também são uma excelente forma de promover a marca e as campanhas de marketing.

Ferramentas como Letsignit, Boost My Mail e Signitic permitem criar e gerir banners de marketing nas assinaturas dos emails dos colaboradores.

Ganhar em rapidez com o marketing conversacional

A rapidez é a chave para a satisfação do cliente: responde instantaneamente aos visitantes do teu site que tenham dúvidas.

Existem ferramentas de marketing conversacional como iAdvize, LiveChat ou Intercom, que possibilitam assistência online através de chatbots, conselheiros ou especialistas independentes.

Os chatbots permitem responder a um volume muito maior de perguntas e estão ativos 24/7.

Estas plataformas também permitem centralizar e gerir conversas vindas de outros canais como Facebook, Messenger, Twitter ou WhatsApp, oferecendo o melhor apoio possível ao cliente.

Otimizar a taxa de conversão do site

Criar um site não chega — é preciso otimizá-lo para aumentar a taxa de conversão. Ferramentas como GetResponse e Leadpages ajudam na criação de landing pages e pop-ups para alcançar objetivos como vender um produto ou serviço, descarregar um e-book, inscrever-se numa versão de teste ou num evento, etc.

A inclusão de formulários e opiniões de clientes no site são também fatores que aumentam a conversão. Para ir ainda mais longe, soluções de A/B testing e personalização como A/B Tasty ou Kameleoon permitem testar diferentes versões de páginas e analisar qual converte melhor com base em dados estatísticos.

Gerir a relação com o cliente e automatizar mensagens

Para gerir eficazmente a relação com o cliente e acompanhar potenciais leads, existem CRMs como Salesforce, Spread ou Salesflare.

Estas ferramentas são essenciais para centralizar todas as informações sobre os clientes, desde o seu perfil até às suas necessidades.

Permitem ter uma visão geral sobre os leads, clientes, oportunidades ganhas ou perdidas. São também plataformas colaborativas para equipas comerciais, que podem aceder ao histórico completo de interações com cada cliente.

A maioria dos CRMs inclui também funcionalidades de automação de marketing, permitindo criar cenários automáticos com base nas ações dos utilizadores.

Ferramentas como HubSpot ou Plezi tornaram-se essenciais para profissionais de webmarketing, especialmente para implementar estratégias de inbound marketing.

Analisar os dados de marketing da empresa

Entre as ferramentas de marketing digital, encontramos também plataformas de Business Intelligence como Looker, Nexboard e Toucan Toco, que permitem uma análise aprofundada dos dados de marketing.

Estas ferramentas disponibilizam relatórios detalhados e dashboards com visualização de dados (dataviz), oferecendo aos decisores e responsáveis de marketing os insights necessários para tomar boas decisões estratégicas para a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *