O Lugar da Zézinha

Zézinha tem 74 anos de vida, dos quais 65 foram passados no Mercado de Campo de Ourique, que considera a sua «querida rica praça». Senhora sem papas na língua é uma das pessoas mais antigas da casa juntamente com Aurora, da fruta.

Oriunda da Praia da Torreira, vila de pescadores no distrito de Aveiro, veio para o Mercado com 9 anos de idade para trabalhar no talho. Desde pequenina que se habituou a matar as criações que lhe eram entregues vivas. Mudam-se os tempos e os métodos de trabalho e, apesar de já não fazer matanças, o seu talho nunca encerrou. O que vende mais? Bifes de frango e de peru.

65 anos de Mercado de Campo de Ourique é sinónimo de 65 anos de histórias para contar. A mais marcante tem como personagem principal um polícia que diziam ser «mau como as cobras, conhecido como 9 dedos» e que, segundo os rumores, «nem a própria mulher perdoou por ter sacudido um pano à janela».

Ora, certo dia, e já com 10 anos, Zézinha e uma colega estavam entretidas a matar um borrego com 16 kg, algo que era contra a lei, já que esta apenas permitia a matança de animais até 5kg! Avisadas de que o «polícia muito mau» ia a passar, apressaram-se a esconder o animal. Sem meias medidas, Zézinha respondeu ao cumprimento de bom dia do sr. 9 dedos com um «Eu estou a matar um borrego, tem muitos quilos e escondi-o do senhor, não fiz bem». Convidou-o a entrar na sala da matança para lhe mostrar o animal enquanto a sua colega, bem «encostadinha à parede», assistia a tudo incrédula e com medo.

O polícia teve então uma reacção inesperada... Segundo Zézinha, «com as lágrimas nos olhos, respirou fundo, pendurou-lhes o borrego e desejou boa sorte, minhas meninas».

Mudam-se os tempos e os métodos de trabalho e, apesar de já não fazer matanças, o seu talho nunca encerrou. O que vende mais? Bifes de frango e de peru.

A viver em Campo de Ourique, achando não haver bairro igual, atribui a sua acção à educação dada por seu pai, que lhe ensinou que é necessário«respeitar e ser educada para os policias», ensinamento esse que traz consigo até aos dias de hoje!

Texto: Bárbara Oliveira
Fotografia: Alice Bracchi

Produtos

O Lugar da Zézinha ainda não está disponível para venda online.

Subscreva a nossa newsletter para ser notificado quando novas lojas estiverem disponíveis.

DE VOLTA AO TOPO